Conhecendo a Origem

Indicação Geográfica | IG

Ao longo dos anos, algumas localidades, municípios ou regiões ganham fama por causa de seus produtos ou serviços. Quando qualidade e tradição se encontram em determinado espaço geográfico, a Indicação Geográfica surge como fator decisivo para garantir a diferenciação do produto.

 

O registro de Indicação Geográfica reconhece reputação, qualidades e características próprias aos produtos vinculados ao território. É a comunicação ao mundo de que certa região se especializou e tem a capacidade de produzir um artigo ou de prestar um serviço diferenciado e de excelência.

No Brasil, as Indicações Geográficas são classificadas nas espécies Denominação de Origem - DO e Indicação de Procedência - IP.

Fonte: INPI 

Denominação de Origem | DO

Nome geográfico (país, cidade, região ou localidade) que identifica produto ou serviço dotado de características devidas, exclusivamente, ao meio geográfico (fatores naturais e humanos).

Fonte: Sebrae

Indicação de Procedência | IP

Nome geográfico (país, cidade, região ou localidade) reconhecido pela produção, fabricação ou extração de determinado produto ou serviço.

Fonte: Sebrae