top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

19 de março é dia do artesão e da artesã

A palavra “artesão” significa “indivíduo que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais”. O artesão é aquele que exerce sua arte através de um ofício manual. Por conta disso suas peças produzidas são únicas e não podem ser produzidas em série pela indústria.

O dia do artesão é comemorado em 19 de março em homenagem a São José, padroeiro da categoria. A Bíblia usa a palavra “tekton”, que quer dizer “aquele que trabalha com as mãos”, para descrever a atividade do pai de Jesus Cristo.


De acordo com a tradição cristã, eles eram marceneiros e naquela época praticava-se o ofício de maneira artesanal, por isso a escolha do seu nome para proteger os que exercem essa profissão.


Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais datados do período neolítico (6.000 a.C.), quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica, e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais.


Com a Revolução Industrial houve uma desvalorização dos trabalhos manuais em detrimento da industrialização, a produção em grande escala.


Mas o artesanato se mantém firme e se expressa em técnicas de bordado, pintura, escultura, modelagem, entalhe, biscuit, entre outras.

A profissão de artesão foi regulamentada pela Lei 13.180, sancionada em 22 de outubro de 2015, que inclui também formas de incentivo governamental à prática dessas atividades. Segundo a lei, “a profissão de artesão presume o exercício de atividade predominantemente manual, que pode contar com o auxílio de ferramentas e outros equipamentos, desde que visem a assegurar qualidade, segurança e, quando couber, observância às normas oficiais aplicáveis ao produto”. 

Artesão e artesã, parabéns pelo seu dia!

73 visualizações0 comentário
bottom of page