top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

É "Bonito pra chover", Caicó!

Desfile no próximo dia 30 marca o início da rastreabilidade dos bordados da Indicação Geográfica Caicó.

Arte divulgação do Desfile Coleção Bonito pra Chover e Rastreabilidade da Procedência do Bordado Caicó

A inspiração das bordadeiras dos 12 municípios demarcados pela Indicação de Procedência Bordados de Caicó foram a flora e a fauna da região do Seridó. Um resgate ambiental e cultural para demonstrar as origens dessa arte preservada por gerações e iniciar um novo ciclo no reconhecimento e valorização da riqueza protegida pela Indicação Geográfica (IG).


Na noite do próximo dia 30 de outubro, Caicó estará “Bonito pra Chover”. O desfile da primeira coleção das bordadeiras inseridas no território da IG acontece na antiga sede do Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó – CRACAS, na Rua Otávio Lamartine, centro de Caicó, a partir das 19 horas. A programação também inclui apresentação de site para CRACAS, que irá gerenciar a IG do Bordado, e apresentação de live com trabalhos científicos sobre o Bordado de Caicó.

Iracema Nogueira, bordadeira e presidente do CRACAS
Iracema Nogueira, bordadeira e presidente do CRACAS
A live traz pesquisadores, mestres e doutores de Minas Gerais, São Paulo e daqui do Rio Grande do Norte, que trabalharam temas relacionados ao bordado de Caicó. Vão mostrar que o trabalho da bordadeira não é somente bordar e vender. Por trás desse saber fazer tem um trabalho científico. - Iracema Nogueira, bordadeira e presidente do CRACAS.

A produção de peças para o desfile foi dividida em dois polos – Caicó e Timbaúba dos Batistas – incluindo também bordadeiras de outros municípios como São João do Sabugi e Jardim do Seridó. As peças serão apresentadas ao público, através das bordadeiras, suas filhas e netas, em desfile, conforme escolha do Comitê Regional.

Riqueza de detalhes do bordado da Indicação Geográfica Caicó - Imagem: Agência Sebrae de Notícias RN
Riqueza de detalhes do bordado de Caicó - Imagem: Agência Sebrae de Notícias RN
Um dos grandes objetivos da Indicação Geográfica é tirar as artesãs da invisibilidade. Então haverá uma apresentação no desfile para as bordadeiras que produziram as peças. Começa uma nova era no bordado - José Rangel, analista do Sebrae-RN.

A coleção intitulada de “Bonito pra Chover” tem como estilista Iure Dantas, seridoense de São José do Seridó. O bordado enriquece as peças criadas pelo estilista, trazendo o cenário do Seridó em época de chuvas, que remete às flores, aos pássaros e às folhas da caatinga, inclusive observando as cores da fauna e flora com a chegada das chuvas, também incluindo a cor do céu que ganha tons de cinza.

Estamos trabalhando nossas raízes É uma coleção genuinamente seridoense. Caicó e o Seridó ainda não viram uma coleção como a que estamos produzindo. É linda e maravilhosa. Vai valorizar o nosso saber fazer, nossa bordadeira, nossa arte! - Iracema Nogueira.
As formas e as cores da coleção "Bonito pra chover" remetem à riqueza e beleza do Seridó em época de chuva. - Imagem: Agência Sebrae de Notícias RN
As formas e as cores da coleção "Bonito pra chover" remetem à riqueza e beleza do Seridó em época de chuva. - Imagem: Agência Sebrae de Notícias RN

Para dezembro, a coleção “Bonito pra Chover” já tem o compromisso de integrar exposição no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB, na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, por 90 dias. O CRAB tem objetivo principal de fortalecer o artesanato brasileiro como referência mundial de qualidade, e trata-se de um complexo arquitetônico, onde além de ser vitrine do artesanato brasileiro, é espaço cultural de diversas atividades.


O acesso ao desfile de Caicó será controlado pela Diocese de Caicó, responsável pelo local, em conformidade com as regras sanitárias da pandemia. Foram convidados representações dos municípios participantes, apoiadores, equipe de trabalho, patrocinadores, mídia, influenciadores digitais e produtores de conteúdo.

A realização é do CRACAS e Sebrae, contando com apoio do Município de Caicó, Município de Timbaúba dos Batistas, Município de São João do Sabugi, vereador Thales Rangel, vereador Ivanildo do Hospital, TR Acessórios, Intuição Fashion, Bebê e Cia e Seridó Couros.

Fonte: Caicó Criativa

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page