top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

Sextou! E hoje é especial! É o Dia Internacional da Cerveja!

Atualizado: 28 de set. de 2020


Usada por muitos para celebrar datas especiais, hoje toda celebração é dela: a cerveja. Certamente, os mais entusiasmados farão questão de honrar essa bebida milenar com uma bebericada mesmo estando em isolamento social por causa da pandemia de Covid-19. A maior vantagem é não correr riscos com a lei seca.


A data, criada na Califórnia (EUA) em 2008, é celebrada sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto, durante o verão do hemisfério norte. Neste ano, a celebração acontece no dia 7 de agosto, em mais de 200 cidades do mundo.


A celebração tem ao menos três propósitos: reunir os amigos, celebrar as pessoas que dedicam seu trabalho à cadeia de produção e escoamento da cerveja e tornar o mundo mais unido, como no gesto de levantar os copos de cerveja que acontece em diferentes países e culturas pelo mundo.


Brasil em franco crescimento


A produção nos últimos 20 anos aumentou 800%. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Cerveja, em 2017 o país teve um consumo de 14,1 bilhões de litros da bebida.


Em 1999, o Brasil tinha 33 cervejarias registradas. Em 2019, esse número chegou a 1.209 cervejarias, uma taxa média anual de 19,6% de crescimento. Se considerarmos apenas os últimos 5 anos, essa taxa sobe para 36,4%.


Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e demonstram que o brasileiro tem apreciado cada vez mais a cerveja, sobretudo aquelas feitas de forma artesanal e com ingredientes de qualidade. Estudo recente da consultoria Kantar mostrou que o consumo de cerveja puro malte cresceu 81% nos últimos anos.


O Brasil, com consumo de quase 60 litros per-capita ano de cerveja, ocupa uma posição mediana entre os maiores consumidores da bebida do mundo, um tímido 29º lugar. Ainda faltam muitas taças, tulipas e até mesmo os tradicionais copos americanos cheios até o brasileiro atingir a impressionante marca do tchecos. O consumo per-capita anual na República Tcheca é de incríveis e, para muitos, invejáveis, 156,9 litros de cerveja.


Moderação que faz bem


Se consumida em pouca quantidade, a cerveja pode trazer benefícios à saúde. É o que demonstrou um estudo espanhol apresentando durante o Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde: tomar o equivalente a dois chopes após o exercício físico pode ser tão eficiente quanto beber água.


Além disso, pesquisadores da Suíça confirmaram em 2016 que um copo de cerveja torna as pessoas mais sociáveis - mas isso a gente já sabia!


O estudo também aponta que uma cervejinha reforça a empatia emocional, ajuda no reconhecimento de feições alegres e, olha só, ajuda até na excitação sexual.


Mas, lembre-se, o consumo moderado e com responsabilidade é fundamental para garantir a saúde física e das relações sociais.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page