top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

O cupuaçu e a estreita relação com o Sul da Bahia e o cacau da região

Atualizado: 14 de abr. de 2021


Cupuaçu - a fruta da família do cacau bem-vinda até no chocolate
Cupuaçu - a fruta da família do cacau bem-vinda até no chocolate!

O cupuaçu é fruto do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), uma árvore típica da Amazônia brasileira, de família próxima à do cacaueiro, tanto que também se adaptou muito bem à migração para a região Sul da Bahia.


Introduzido na década de 1930 na Bahia, o cupuaçu sempre conviveu harmoniosamente com outras espécies nativas da Mata Atlântica e também com o cacau, mas o destaque para produção agrícola só veio a partir da década de 1980, quando os cacauicultores se viram obrigados a diversificar os cultivos após a crise da vassoura de bruxa dos cacauais.


O cupuaçu se tornou uma importante opção de renda com a vantagem de manutenção da mata nativa para a exploração de outras riquezas naturais.


Com o controle da vassoura de bruxa e a busca pelo cacau de qualidade na região, o cupuaçu se manteve fiel parceiro, na lavoura e na produção dos melhores quitutes, como o Chocolate com 65% de Cacau procedente da Indicação de Procedência Sul da Bahia com cupuaçu regional, uma mistura surpreendente no sabor e na textura.

O cupuaçuzeiro

Cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum)
Cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum)

A árvore do cupuaçu pode medir entre 10 e 15m de altura e se desenvolve melhor em solo firme, fértil, com boa retenção de água e em regiões com temperatura médias anuais superiores a 22ºC, características próprias da região de Mata Atlântica.


A fruta apresenta uma forma esférica, mede até 25 cm de comprimento e pode pesar mais de 1 Kg. Com um perfume forte e doce, o cupuaçu possui uma casca dura e lisa de coloração castanho-escura que reveste uma polpa branca e ácida, além de muitas sementes.


O cupuaçu possui boas quantidades de vitamina A, B1, B2 e C, além de alguns sais minerais e pectina, que melhora os níveis de colesterol no organismo. O fruto é usado na fabricação de sucos, doces, sorvetes, vinhos e licores. Além disso, sua gordura também é empregada na indústria de cosméticos.


Os benefícios do cupuaçu


Este alimento natural contém uma série de benefícios à saúde:


Cupuaçu
Cupuaçu

1. Ajuda na função metabólica


Em alguns países, o cupuaçu é vendido como comprimido ou pó, como nos Estados Unidos. Como ele auxilia na função metabólica, ele é um suplemento extremamente eficaz para a perda de peso e de gordura corporal.


Esse processo acontece pois seus micronutrientes aumentam os níveis de energia, o que consequentemente aumenta a perda de gordura e evita que ela seja armazenada.


Outro ponto positivo é que os benefícios do cupuaçu são comparados aos efeitos da cafeína, mas por não ter cafeína em sua composição, o cupuaçu é considerado ainda mais saudável. Além disso, uma de suas funções primárias é de estimular o sistema imunológico.


2. Melhora o funcionamento do intestino e dores abdominais


Os benefícios do cupuaçu ao funcionamento do intestino se dão graças às vitaminas e minerais em sua composição, que estimulam o sistema gastrointestinal.


Antigamente, as sementes de cupuaçu eram usadas nas aldeias indígenas para pessoas com dores abdominais ou para mulheres com dor de parto. Eles mastigavam a semente com o intuito de melhorar essas dores. Outro fato cultural usado por índios era o suco da fruta, que era abençoado por xamãs e dado a mulheres grávidas e a recém-casados que desejavam ter filhos.


3. Fonte de energia


Assim como o açaí, o cupuaçu é um ótimo alimento para ser usado antes de alguma atividade física para gerar uma boa quantidade de energia.


Por aumentar o nível de energia, o cupuaçu auxilia em uma maior queima de calorias. Ele possui o efeito semelhante da cafeína, como dito anteriormente, e ainda mais saudável. Uma boa dica é misturar o açaí com o cupuaçu, gerando maior energia com o sabor ficando inigualável.


4. Auxílio na perda de peso e redução de gordura


A vitamina C, presente na fruta, auxilia na perda de peso e de gordura corporal naturalmente pois produz a carnitina, uma substância que transporta as células de gordura para as mitocôndrias, onde há a transformação de gordura em energia.


Quando os níveis de vitamina C do corpo diminuem, não há a produção de carnitina suficiente, havendo o excesso de gordura. Ou seja, graças à presença da vitamina C, a queima de gordura e a consequente perda de peso são benefícios do cupuaçu para a boa forma.


Quando o corpo possui quantidades baixas de vitamina C, o hormônio do estresse, o cortisol, é liberado na corrente sanguínea. A presença de muito cortisol estimula o ganho de peso, pois o hormônio “avisa” ao cérebro para estocar gordura no abdômen. Com a ingestão do cupuaçu e consequentemente vitamina C, há o balanço do nível de cortisol.


Por ser um excelente antioxidante, a vitamina C também previne o envelhecimento e doenças degenerativas. Além disso, é fundamental na formação do colágeno (proteína que estrutura vários tecidos, como a pele), deixando a pele mais firme e com mais elasticidade.


5. Ação anti-inflamatória


O consumo frequente de cupuaçu combate inflamações e fadiga.


6. Maior saciedade


Por conter muitas fibras em sua propriedade, a fruta promete garantir maior saciedade por mais tempo, outro ponto positivo para usá-la nas dietas.


7. Combate ao câncer e rejuvenescimento


Cientistas descobriram um novo antioxidante presente na fruta, o Theograndins. Ele mostrou autonomia e promete destruir células cancerígenas do cólon e combater danos dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso que ele é considerado como uma fonte da juventude.


8. Níveis de colesterol ruins diminuídos


Os ácidos graxos essenciais encontrados no cupuaçu também diminuem o colesterol e neutralizam os efeitos nocivos do colesterol ruim. Isso acontece porque ele defende o organismo contra a deterioração oxidativa de lipídios.


9. Pele saudável


Conhecida por ser a fonte da juventude, é possível encontrar a fruta na composição de alguns produtos estéticos, como shampoos, cremes hidratantes, etc.


Outra dica interessante é a manteiga de cupuaçu, ela é cremosa e transmite benefícios do cupuaçu para a pele, entre eles retardar o envelhecimento precoce, aumentar a elasticidade, reduzir o aparecimento de rugas, calmante de irritações da pele, hidratante para a pele e também pode ser usada como um protetor solar natural, pois consegue bloquear os raios UVA e UVB de chegar ao tecido.

 

Acredita-se ainda que existam outros benefícios do cupuaçu para a saúde, tais como:


  • Fortalecimento do sistema imunológico;

  • Ajuda na melhoria da memória;

  • Mantém o humor balanceado;

Os dois últimos benefícios são atribuídos à composição de ácidos graxos da fruta.


Se chegou aqui e ficou com vontade de provar essa delícia de fruta no mais autêntico Chocolate Sul da Bahia, feito com amêndoas de cacau selecionadas e com origem reconhecida da Indicação Geográfica? Clique sobre a imagem abaixo:

 

Fonte: Mundo Boa Forma

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page