top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

São Tiago em festa! Cidade mineira comemora 8 anos de registro da IG do biscoito artesanal.

São Tiago: cidade de Minas Gerais conhecida como a ‘terra do biscoito’

Biscoitos artesanais de São Tiago - Indicação de Procedência - IP

A culinária mineira é reconhecida como uma das mais saborosas do Brasil. Agora imagine um trem ainda mais gostoso! É o biscoito artesanal de São Tiago, uma preciosidade criada junto com a história desse lugar que hoje, 05 de fevereiro, tem motivos de sobra para comemorar.

Degustação biscoitos juntamente com o café: o melhor da cidade. Foto: Sebrae
Degustação biscoitos juntamente com o café: o melhor da cidade. Foto: Sebrae

Há 8 anos, os produtores de biscoitos do município mineiro de São Tiago conquistaram o selo de Indicação Geográfica (IG) da espécie Indicação de Procedência (IP), em 05 de fevereiro de 2013. Concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o registro garante que os cobiçados biscoitos artesanais não possam ser copiados em nenhum outro lugar.


A confecção do biscoito artesanal ocorre desde o século 19 e ainda hoje se preservam receitas e o modo de fazer tradicionais, o que garante sabor e textura inigualáveis.


Relatos indicam que a origem do biscoito tem relação direta com a ocupação de São Tiago, povoada em 1708, quando bandeirantes espanhóis percorriam as margens dos rios da Morte e dos Peixes.


A construção do arraial por estrangeiros deu características europeias a São Tiago. Os legados culinários ainda são encontrados. O vilarejo era ponto de parada para tropeiros que conduziam as bestas de cargas com mantimentos para serem comercializados nas cidades da região. Na chegada, eles eram recepcionados especialmente com esses biscoitos e, ao seguir viagem, levavam na bagagem mais uma boa quantidade dos biscoitos de São Tiago.


Na década de 1990, a fabricação de biscoito em São Tiago ultrapassou as cozinhas, com a abertura de diversas padarias. A realidade começou a ser transformada. Aos poucos, o biscoito feito à mão, ainda de modo artesanal, alcançou as cidades vizinhas. Hoje, a região é reconhecida como a “terra do biscoito”.

Fazer biscoitos em São Tiago é recordar gerações, é fazer o que sempre se fez, é voltar ao passado.

Receita de família

Os biscoitos são obtidos através do amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas ou não, e outras substâncias alimentícias. Foto: Sebrae

A receita é simples: os biscoitos são obtidos através do amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas ou não, e outras substâncias alimentícias.


Mas o ingrediente secreto está no seio de cada família são-tiaguense, com a sua forma única e tradicional de fazer biscoitos artesanais, passada de geração em geração. São encontrados mais de 20 tipos de biscoitos artesanais nas padarias de São Tiago.


Fonte: Sebrae e Agência Minas

173 visualizações0 comentário
bottom of page